Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Tudo o que vale Hoje para Empréstimos Consignados - Suspensão, Prorrogação, Decisões, Recursos, Prazos, Decreto, Juros, Margem PLs

O Direito para todos

Publicado por Augusto Leitao
há 4 anos

PARTICIPE DA NOSSA LIVE HOJE

14/05/2020, NO NOSSO CANAL DO YOU TUBE.

http://bit.ly/direitoparatodos

========= ASSISSTA A ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO!

https://youtu.be/qvDgF3a8dmo

MILITARES E PENSIONISTAS PODEM RECEBER ABAIXO DE 30%?

Antes de ingressar especificamente em empréstimos, gostaria de indicar um vídeo para militares e pensionistas que trata do mínimo legal de 30% e sobre o posicionamento do Exército Brasileiro sobre isso em razão do Parecer CONJUR/MD Nº 23/2020.

ASSISTA EM VÍDEO https://youtu.be/7CXuhYUCDzg

DECISÃO JUDICIAL DF/TRF1

Afastada por ora a medida liminar de 20 de abril/2020 que permitia a prorrogação de empréstimos consignados por 4 meses a aposentados por decisão judicial em Agravo de Instrumento da 5ª Turma do TRF1 em 28 de abril de 2020.

A primeira situação a ser demonstrada é que tanto o processo que corre no DF como o Agravo de Instrumento do TRF ainda não tiveram decisão final, ou seja, podem haver alterações no destino desses processos.

A última movimentação no processo de 1ª instância foi o fim do prazo da União Federal para manifestação em 8 de maio de 2020, como podemos ver.



Daquela decisão do Agravo de Instrumento que derrubou a liminar, já houve um novo recurso no TRF1 que ainda não foi julgado. Trata-se de um Agravo de Interno, que é o recurso cabível nessa fase do processo. Foi protocolado em 30 de abril e ainda não foi julgado.

Resta saber o que ainda está em tramitação para que a prorrogação de empréstimos possa ocorrer.

Uma possibilidade são 2 Projetos de Lei em tramitação no Senado Federal e Muitos da Câmara que tratam de suspensão pelo tempo que durar a Pandemia do Coronavirus (ou por período de 3 a 4 meses). Vou trazer esses PLs detalhadamente aqui para os Srs no vídeo/post de Amanhã! Fiquem Atentos!

“VIDEO DOS PROJETOS DE LEI PARA SUSPENDER/PPRORROGAR EMPRÉSTIMOS EM RAZÃO DA PANDEMIA DA COVID-19”– AMANHÃ, SEXTA 15/05, 10H”

A outra possibilidade é que alguns bancos aderiram à prorrogação por um pedido do Governo Federal. Mas nesse caso é preciso muito cuidado pois não há amparo de decisão judicial nem de nenhuma lei para esse fim. É um contrato diretamente com o banco.

Primeiro vamos ver o que está vigente hoje sobre Empréstimos Consignados, Ok?

QUEDA DE JUROS E AUMENTO DE PRAZO DE EMPRÉSTIMOS E CARTÃO

A Resolução nº 1338 de 17 de março de 2020, publicada no DOU de 18 de março de 2020 nos trouxe as seguintes informações:

1 – Reduziu o teto máximo de juros ao mês para empréstimos consignados em benefícios previdenciários para 1,80%. O valor anterior era de 2,08%

2 – Reduziu de 3% para 2,70% o teto máximo de operações realizadas por meio de cartão de crédito.

3 – Aumentou o limite de parcelas mensais sucessivas referentes à oferta de crédito consignado de 72 meses (6 anos) para 84 meses (7 anos).

O nº da Resolução nº 1338 de 17 de março de 2020 que, de acordo com o art 2º está em vigor desde a data da sua publicação. Por isso trouxe aqui o DOU de 18 de março de 2020.

http://sa.previdência.gov.br/site/2020/03/cnp_res1338_20.03.17.pdf

Vale lembrar que esses novos percentuais valem apenas para contratos posteriores à publicação da resolução, ou seja, novos contratos, a partir de 18 de março de 2020, que é a data de publicação da Resolução no DOU.

A resolução anterior que fixava os parâmetros antigos estava em vigor desde 6 de

novembro de 2017, vou disponibilizá-la para comparação.


http://sa.previdência.gov.br/site/2017/11/cnps1333_17.09.28.pdf

Vale lembrar que os prazos do Consignado Público e do Consignado Privado não sofreram alteração. No primeiro convênio o prazo máximo é de 96 meses e no segundo caso, pode variar em função de cada banco, chegando em média a 48 meses.

AUMENTO DA MARGEM CONSIGNÁVEL DE APOSENTADOS

Por que o aumento de 5% da margem consignável não foi tratado nessa resolução? Porque a margem consignável está estabelecida em Lei, e como tal, por Lei deve ser alterada. Há Projetos de Lei em tramitação sobre o aumento da Margem Consignável

“VIDEO AUMENDO DE 5% DA MARGEM CONSIGNÁVEL – SÁBADO, 16/05, 10H”

PARTICIPE DA NOSSA LIVE HOJE, 14/05/2020, NO NOSSO CANAL DO YOU TUBE.

Quem puder, Fique em casa!

Um abraço.

Augusto Leitão.

  • Publicações101
  • Seguidores350
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2797
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tudo-o-que-vale-hoje-para-emprestimos-consignados-suspensao-prorrogacao-decisoes-recursos-prazos-decreto-juros-margem-pls/845059312

Informações relacionadas

Dicas Concursos, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

O que é consignação em pagamento?

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Consignação em Pagamento

Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Sergipe TJ-SE - Apelação Cível: AC XXXXX-49.2020.8.25.0001

Petição - TJSP - Ação Empréstimo Consignado - Procedimento Comum Cível

Karin Orsatto, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

Consignação em pagamento

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom este espaço de se inteirar sobre as leis vigentes e vindouras. continuar lendo

Boa Tarde, Gostaria de Saber como anda a Situação atual para militares da Ativa, que estão com a Margem comprometida em 70%, estão amparados por alguma lei que ampara o estoque da parcela de consignado, ou apenas ainda Contrato? continuar lendo